Com novos casos de COVID 19 aparecendo na china, medidas restritivas foram tomadas em mais de 10 cidades.

Com novos casos de COVID 19 aparecendo na china, medidas restritivas foram tomadas em mais de 10 cidades. O novo lockdown pode agravar ainda mais a crise de transporte marítimo, além de manter a alta no valor do frete.
Com isso, especialistas afirmam que os portos devem atrasar o recebimento de produtos agrícolas pelos navios, prolongando ainda mais a crise pela falta de containers.
Desde o ano passado, os produtores enfrentam uma crise pela falta de containers e atrasos nos prazos de importação e exportação devido a alta demanda de mercadorias. Além da volta de atividades comerciais que haviam sido pausadas pela pandemia.

O Brasil já sente o impacto nos setores de carne e algodão que sentem a demora do envio de mercadorias.

A expectativa era que o ano de 2022 trouxesse alívio para o setor, porém, as novas restrições na China irão adiar a melhora desse cenário afirma Wagner Rodrigo Cruz de Souza, diretor executivo da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC).
“Com a restrição nos portos da China por conta da Covid, além do clima com a guerra na Ucrânia, logo terá congestionamento de cargas, atrasos e o frete não terá como ficar menor. Se o fluxo não tiver normal, não tem como diminuir o frete”, afirmou.

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