Com novos casos de COVID 19 aparecendo na china, medidas restritivas foram tomadas em mais de 10 cidades. O novo lockdown pode agravar ainda mais a crise de transporte marítimo, além de manter a alta no valor do frete.
Com isso, especialistas afirmam que os portos devem atrasar o recebimento de produtos agrícolas pelos navios, prolongando ainda mais a crise pela falta de containers.
Desde o ano passado, os produtores enfrentam uma crise pela falta de containers e atrasos nos prazos de importação e exportação devido a alta demanda de mercadorias. Além da volta de atividades comerciais que haviam sido pausadas pela pandemia.
O Brasil já sente o impacto nos setores de carne e algodão que sentem a demora do envio de mercadorias.
A expectativa era que o ano de 2022 trouxesse alívio para o setor, porém, as novas restrições na China irão adiar a melhora desse cenário afirma Wagner Rodrigo Cruz de Souza, diretor executivo da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC).
“Com a restrição nos portos da China por conta da Covid, além do clima com a guerra na Ucrânia, logo terá congestionamento de cargas, atrasos e o frete não terá como ficar menor. Se o fluxo não tiver normal, não tem como diminuir o frete”, afirmou.