Através de comunicado do Regulador da Vigilância Sanitária do país, a Rússia informou que retomará a importação de carne bovina e suína de 12 unidades brasileiras nessa semana.
As sanções as carnes brasileiras estão vigentes desde 2017 pela alegação de uso do aditivo ractopamina na ração dos animais. Alegação que que os grupos das grandes indústrias brasileiras sempre negaram.
No mês passado, a Rússia já tinha autorizado a importação de carne bovina de três grandes exportadoras brasileiras. A nova liberação, válida a partir do dia 25 de novembro, autoriza nove unidades suíno e três de bovino.
A liberação acontece depois da visita da Ministra da Agricultura Brasileira, Tereza Cristina, a capital Moscou na semana passada, ao chefe do serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Sergey Dankvert. Ficou acordado ainda uma visita de inspeção sanitária ao Brasil ainda no primeiro trimestre de 2022, visando habilitação de novas unidades frigoríficas brasileiras para exportação.