Seguro Internacional

O seguro internacional no transporte de carga possui várias obrigações e especificações. Entenda quais são e o que você precisa fazer agora mesmo!

Imagine algum imprevisto acontecendo com o seu caminhão na estrada. Agora imagine isso acontecendo em outro país! Se o primeiro problema já era grande, somando com o segundo tornou-se ainda maior! Por isso, o seguro internacional no transporte de carga é uma das medidas mais importantes para manter as mercadorias protegidas.

Mas afinal, como funciona essa modalidade de seguro? Continue a leitura deste conteúdo e acompanhe até o final para saber em detalhes e evitar prejuízos!

Quais os tipos de seguro de transporte internacional de carga?

As apólices para o seguro internacional no transporte de carga podem ser voltadas tanto para a importação quanto para a exportação. Dependendo do tipo de mercadoria e cláusulas do contrato  (Incoterms), a cobertura pode ser integral ou parcial, podendo também contar com coberturas adicionais. Além disso, há duas modalidades:

  • Seguro avulso – ideal para somente uma viagem isolada;
  • Seguro apólice aberta – indicado para quem realiza mais de uma operação durante o mês.

Os tipos de coberturas dos seguros internacionais de cargas

As coberturas da apólice do seguro internacional no transporte de carga se dividem nas categorias de transporte terrestre, marítimo e aéreo, dividindo suas coberturas em ampla e restrita.

  • Cobertura ampla: é mais completa, assegura prejuízos que resultam em perdas, danos ao objeto segurado, ocasionados por acidentes com o meio de transporte, no ato da carga e descarga, roubo, quebra ou extravios.
  • Cobertura restrita: é possível cobrir prejuízos causados por perdas ou danos no objeto do seguro, somente quando acontecem em função de acidentes com o meio de transporte.

É necessário que cada cláusula contratual esteja muito bem especificada para evitar qualquer desentendimento ou insegurança na negociação. Entenda sobre quais incidentes você precisa estar atento para incluir em sua apólice:

  • Acidentes – inclui qualquer perda ou dano causado por acidente (podendo ser focado no veículo transportador ou na mercadoria transportada, a cláusula deve esclarecer);
  • Roubos – pode incluir roubos de carga ou do veículo, também irá depender do que foi acordado e esclarecido na cláusula do contrato;
  • Avarias – segura danos parciais ou totais na carga durante o trajeto, sem haver acidentes;
  • Limpeza de Pista, Ambiental – este item cobre despesas com limpeza e descarte de resíduos, caso a carga derrame ou espalhe, seja na pista ou em algum ponto afetado pelo acidente;
  • Impostos e Benefícios Fiscais – segura riscos no trajeto para fronteiras, aeroportos ou portos, incluindo custos fiscais e tributários, em caso de não conclusão na importação ou exportação;
  • Equipamentos Frigoríficos – há também uma cláusula específica para esse tipo de equipamento, podendo incluir o seguro de câmara fria, equipamento de refrigeração, maiores custos com combustível e higienização.
× Como posso ajudá-lo?